bondfaro/buscapé

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel buscapé

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Odontologia X Vinho

Vinho Tinto É Bom Para A Saúde Bucal

Saúde! A taça de vinho tinto que você bebe todos os dias para melhorar a saúde do coração ou a saúde geral também pode estar ajudando a manter sua boca saudável por inibir a cárie dentária e a doença gengival.
Estudos na Itália mostram que substâncias químicas presentes no vinho tinto chamadas de proantocianidinas, fitonutrientes encontrados em alimentos como uvas, maçãs e chocolate que possuem propriedades antioxidantes, parecem evitar que a bactéria Streptococcus mutans, causadora da cárie dentária, adira à saliva e aos dentes.
Pesquisadores italianos removeram o álcool de um vinho tinto italiano de alta qualidade, adicionaram esse vinho sem álcool a culturas de S. mutans na saliva, dentes extraídos cobertos com saliva e pérolas cerâmicas de cálcio cobertos com saliva. Verificaram que a adição do vinho impediu que as bactérias grudassem na saliva e nos dentes.
Os pesquisadores italianos afirmam que gostariam de estudar os efeitos do suco de uva no S. mutans no futuro.
Pesquisas conduzidas na Universidade Cornell em Nova York e no Canadá constataram que os polifenóis, substâncias químicas presentes nas sementes de uva e no vinho tinto que ajudam a neutralizar o efeito nocivo dos átomos de radicais livres no corpo, parecem ajudar a limitar a inflamação causada pela gengivite, ou infecções bacterianas das gengivas. Limitar a inflamação também pode proteger contra doença periodontal, uma forma mais séria de gengivite que pode levar à cárie dentária ou perda dental.

"Nossos achados demonstram que os polifenóis do vinho tinto possuem potentes propriedades antioxidantes", concluem os autores do estudo da Universidade Laval em Quebec, Canadá.

Pesquisas não são tão claras a respeito dos benefícios dos vinhos brancos, e alguns pesquisadores dizem que o alto conteúdo ácido do vinho branco pode provocar erosão do esmalte dental.
(ADA:Associação Dental Americana)

fonte:http://www.colgate.com.br
Imagem:http://eumapenaeunaoserburra.files.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário